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Fotografia e Crítica Social (1).jpg

Proposta do Curso e Cronograma

Proposta

A fotografia de crítica social é uma forma de fotografia que aborda questões sociais e busca criar conscientização, provocar reflexão e promover por meio das imagens, a formação da consciência crítica das pessoas que trabalham. Essas fotografias geralmente documentam problemas sociais, injustiças, exploração, espoliação, desigualdades, formas de lazer e religiosidade e outras questões relacionadas à sociedade capitalista e ao mundo social do trabalho.

Os fotógrafos que visam abrir um campo de reflexão crítica na sociedade por meio das imagens, frequentemente se envolvem com comunidades marginalizadas, grupos ativistas ou organizações não-governamentais que lidam com questões sociais específicas. Eles utilizam a fotografia como uma ferramenta poderosa para destacar problemas, contar histórias de vida e histórias do trabalho de pessoas afetadas; e incentivar ações coletivas e propiciar a formação da consciência política crítica visando a transformação social.

Algumas áreas comuns em que os fotógrafos comprometidos a dar visibilidade ao mundo do trabalho incluem pobreza, exploração salarial, desigualdade de gênero, discriminação racial, migração, mudanças climáticas, questões ambientais, saúde pública, tecnologia, formas de lazer, consumo e religiosidade e muito mais. Eles buscam capturar a realidade das situações, evocar emoções e transmitir uma mensagem impactante através de suas fotografias visando dar visibilidade àquilo que é invisibilizado pela ideologia do capital.

A fotografia de crítica social desempenha um papel importante na conscientização pública e na defesa de transformações sociais na perspectiva da classe que vive do trabalho. Por meio dessas imagens, o público pode ser informado sobre problemas sociais desconhecidos ou negligenciados e ser inspirado a se envolver em ações políticas coletivas que promovam a justiça social e a igualdade.

Muitos fotógrafos famosos e premiados têm se dedicado à fotografia social ao longo da história, utilizando seu talento e suas habilidades técnicas para fazer a diferença e promover um mundo mais justo e igualitário.

O curso “Fotografia e Crítica Social” é oferecido para todas aqueles que tenham interesse pelo tema do trabalho na sociedade capitalista e que queiram a abordá-lo através da Fotografia e da Sociologia crítica.

 

Conteúdo

Será ensinada ao participante a técnica da narrativa fotográfica, para que o mesmo possa registrar o trabalhador e interpretar o fenômeno do trabalho e da vida social dos trabalhadores pela perspectiva da representação visual. Para esse fim, serão abordadas noções básicas de fotografia e de documentário visual, assim como técnicas, estética, linguagem do ensaio fotográfico. Também serão abordados aspectos da sociologia e da história do trabalho nas sociedades capitalistas dependentes.

Metodologia

A metodologia e o conteúdo das aulas estarão pautados na análise do trabalho de grandes nomes da fotografia social, servindo de inspiração e de orientação para os participantes produzirem suas próprias fotografias com acompanhamento técnico.

As Aulas serão proferidas pelo Google Meet tendo cada uma a duração de 1 hora.

A interação do curso ocorrerá pelo Grupo no Whats App sob administração dos professores.

As aulas serão gravadas e disponibilizadas àqueles que não puderem acompanha-las em tempo real.

A biblioteca on-line do curso (textos, livros, slides e links para sites) ficará à disposição dos alunos no repositório do curso no Google Drive.

Avaliação

Cada aluno deverá produzir como trabalho final, um conjunto de fotografias sobre o mundo do trabalho.

Resultados

Cada aluno/a inscrito/a deverá receber um Certificado de Participação (16 horas-aula) em nome do Projeto CineTrabalho - Unesp e ter suas fotografias publicadas num fotolivro intitulado “Imagens do Trabalho” a ser publicado pelo Projeto editorial Praxis em 2024 a título de resultado final das atividades desenvolvidas no curso.

Programa

O presente curso de extensão universitária à distância pretende apresentar, através do ensino e da prática da fotografia, as características políticas, estéticas e técnicas do documentário fotográfico de crítica social. Por meio de aulas ministradas sobre o assunto e de exercícios fotográficos, o curso  terá como um de seus resultados, a produção de um acervo de fotografias sobre o mundo do trabalho.

A perspectiva própria da fotografia de crítica social será apresentada e explicada através da análise e interpretação do trabalho de seus principais pioneiros: fotógrafos que desenvolveram em suas imagens um posicionamento político, a intencionalidade na representação estética e técnicas que dessem conta de narrar criticamente a condição do trabalhador. Estamos nos referindo à John Thompson, Jacob Riis, Lewis Hine, Walker Evans, Dorothea Lange e Eugene Smith e, posteriormente no Brasil, o fotógrafo João Roberto Ripper.

Serão abordados nas aulas conceitos essenciais da representação fotográfica para garantir a compreensão mais integral da estética e técnica próprias da fotografia de crítica social. Nessa dimensão, trabalharemos com conceitos tais como os planos do retrato, os planos de cena, a profundidade de campo, o foco seletivo, as divisões áureas do plano pictórico, os ângulos de visão, a perspectiva, harmonia e equilíbrio, textura, qualidade da luz, os arquétipos pictóricos, a narrativa cênica entre outros.

A aplicação desses conceitos, assim como também de estratégias de abordagem e de relacionamento com o fotografado também serão apresentados e explicados, tais como foram propostos pelos pioneiros da fotografia de crítica social.

O curso “Fotografia e Crítica Social” será desenvolvido em três módulos de  aulas: módulo teórico, módulo aplicativo-instrumental e módulo crítico-analítico.

 

Aula 1 – 8 de setembro de 2023

Introdução

Apresentação da Proposta do Curso e Plano de Trabalho

 

Módulo 1: módulo teórico

Aula 2 – 15 de setembro de 2023

John Thomson: “Street Live in London” (1862)

Assuntos abordados:

1. O início da “fotografia de compromisso social”

2. Fotografia de denúncia: fotógrafos “empenhados” e o fotodocumentarismo;

3. Fidelidade e abordagem de aproximação;

4. Intenção de realismo associada ao ponto de vista;

5. O reformismo social ilustrado, a intenção conscientizadora e moralizadora;

6. O enquadramento contextualizador: A intenção denunciante e reformadora.

Linguagem e técnica

• Enquadramento, recortes e produção de sentido

• Divisões áureas do plano pictórico, os ângulos de visão

• Os arquétipos pictóricos, a narrativa cênica

• Harmonia e equilíbrio, textura

• Foco, nitidez

 

Aula 3 – 22 de setembro de 2023

Jacob Riis

Assuntos abordados:

1. Fotojornalismo contra a pobreza e o crime: a foto-opinião;

2. A foto-opinião e a frontalidade das abordagens (foto-choques);

3. A foto-choque como instrumento de crítica social;

4. A fotografia política: Além da neutralidade e dos fins decorativos.

Linguagem e técnica

• Enquadramento, recortes e produção de sentido

• Divisões áureas do plano pictórico, os ângulos de visão

• Harmonia e equilíbrio, textura

• Foco, nitidez

 

Aula 4 – 29 de setembro de 2023

Lewis Hine: “Man at Work” (1932)

Assuntos abordados:

1. Fotografia social: intervenção naquilo que é preciso mudar;

2. Arquétipos pictóricos e crítica social: a franqueza e a beleza;

3. O Reformismo progressista e a fotografia de crítica social;

4. O “fotógrafo social” e a fotografia do operariado;

5. O espetáculo, a denúncia e a representação fotográfica;

6. A fotografia solidária: os jovens, os pobres, os imigrantes, e os proletários.

Linguagem e técnica

• A profundidade de campo, o foco seletivo

• Os ângulos de visão, a perspectiva

• Os planos do retrato, os planos de cena

• Qualidade da luz, os arquétipos pictóricos, a narrativa cênica

 

Aula 5 – 6 de outubro de 2023

O Farm Security Administration

Assuntos abordados:

1. Documentos fotográficos como suporte de argumentos e análises econômicas;

2. Documentação fotográfica como formas de apoio aos trabalhadores;

3. Projeto fotográfico com critérios políticos;

4. Expressividade da fotografia: o conteúdo social que ultrapassa a descrição individual;

5. A narrativa fotográfica construtora de sentidos.

 

Aula 6 – 13 de outubro de 2023

Walker Evans

Assuntos abordados:

1. Fotografia, intuição, sensibilidade e beleza plástica na crítica social;

2. A retórica minimalista como eloquência visual;

3. A perspectiva dignificadora;

4. Composição, claridade e contraste;

Linguagem e técnica

• Planos do retrato, os planos de cena,

• A profundidade de campo, o foco seletivo,

• As divisões áureas do plano pictórico, os ângulos de visão,

• A perspectiva, harmonia e equilíbrio, textura,

• A qualidade da luz, os arquétipos pictóricos, a narrativa cênica

 

Aula 7 – 20 de outubro de 2023

Dorothea Lange

Assuntos abordados:

- Retrato e atenção ao elemento humano;

- Retrato induzindo sentimento de solidariedade e respeito;

- Fotógrafos-compadecidos: representar fatos verídicos de forma atraente e credível.

- A fotografia humanista para difusão midiática.

 

Aula 8 – 27 de outubro de 2023

Eugene Smith

Assuntos abordados:

1. O conceito de photo-stories: articulação entre séries de imagens;

2. O drama e a redenção no documentário fotográfico;

3. A fotografia de denúncia e a vidência: conteúdo além dos véus do senso comum;

4. O preto e branco como teatro sombrio da moral e da redenção;

5. O luto e a ternura na fotografia de crítica social;

6. Minamata: documentário fotográfico de compromisso social.

• Planos do retrato, os planos de cena,

• A profundidade de campo, o foco seletivo,

• As divisões áureas do plano pictórico, os ângulos de visão,

• A perspectiva, harmonia e equilíbrio, textura,

• Qualidade da luz, os arquétipos pictóricos, a narrativa cênica

 

Aula 9 – 3 de novembro de 2023

João Roberto Ripper

Assuntos abordados:

1. A fotografia que quebra os estereótipos da periferia;

2.  A estética da empatia, da identificação e do bem querer;

3. O direito a uma imagem democrática.

• Planos do retrato, os planos de cena,

• A profundidade de campo, o foco seletivo,

• As divisões áureas do plano pictórico, os ângulos de visão,

• A perspectiva, harmonia e equilíbrio, textura,

• Qualidade da luz, os arquétipos pictóricos, a narrativa cênica

 

 

 

Módulo 2: módulo aplicativo-instrumental

Aula 10 – 10 de novembro de 2023

Mentoria de documentação fotográfica: O mundo do trabalho através da fotografia

1. Orientação de temas

2. Análise de roteiros e abordagens

3. Sugestões de photo-stories

4. Sugestões técnicas

 

Módulo 3: Módulo crítico-analítico

Aula 11 – 17 de novembro de 2023

Fotografia como experiencia crítica e Análise crítica da Fotografia  I (história/sociologia crítica do trabalho)

 

Aula 12 – 24 de novembro de 2023

Fotografia como experiencia crítica e Análise crítica da Fotografia II (como ler uma fotografia: uma perspectiva dialética)

 

 

Aula 13 – 1 de dezembro de 2023

Imagens do Mundo do Trabalho: Avaliação crítica das fotografias produzidas pelos alunos/as do curso I

 

Aula 14 – 8 de dezembro de 2023

Imagens do Mundo do Trabalho: Avaliação crítica das fotografias produzidas pelos alunos/as do curso I

Contato

Projeto CineTrabalho

Coordenador-geral: Prof. Dr. Giovanni Alves (UNESP)

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