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Metodologia

OBJETIVOS

O Projeto CineTrabalho é um projeto de pesquisa-ação midiática que visa produzir monografias audiovisuais de curta e média duração e fotografias de compromisso social, voltadas para práticas de reflexões criticas sobre o mundo social do trabalho.

 

O Projeto CineTrabalho dá visibilidade a problemas do mundo do trabalho, propiciando, deste modo, por meio de dinâmicas de discussão critica, reflexões sobre os problemas da sociedade do trabalho estranhado.

 

Além disso, o Projeto CineTrabalho contribui para a constituição de acervo de memória social sobre atividades profissionais e experiências vividas do trabalho.

 

Finalmente, o Projeto CineTrabalho contribui para publicizar narrativas (e imagens) de trabalhadores e trabalhadoras sujeitos de direitos sociai.

 

Atenção:

Os vídeos e as fotografias do Projeto CineTrabalho NÃO têm caráter de denúncia social ou política, nem têm objetivos jornalísticos de qualquer natureza.

 

 

PROCEDIMENTOS

Os roteiros das monografias audiovisuais (a produção dos filmes em vídeo) e o planejamento do acervo de fotografias de compromisso social, devem ser elaborados atentando-se para os seguintes aspectos formais:

 

No caso dos vídeos, eles devem conter (1) depoimentos de trabalhadores e trabalhadoras e suas narrativas pessoais com história de vida/história do trabalho e (2) tomadas de cena das ambiências de trabalho que possam ser utilizadas para a contextualização das falas dos trabalhadores e trabalhadoras.

No caso das fotografias de compromisso social, cada imagem deve representar de modo fidedigno (e consentido), a expressão da condição existencial de proletariedade da pessoa. 

 Cada monografia audiovisual deve ter uma idéia-chave capaz de estruturar as diversas cenas  e tomadas que compõe a linha narrativa do vídeo.

Na composição dos cenários das cenas  e tomadas dos depoimentos e contextualização das narrativas deve-se atentar para detalhes que possam desvelar significações sobre o mundo do trabalho.

A edição inteligente e a montagem precisa e fluida das cenas e tomadas; e - no caso do vídeo - a composição da trilha musical adequada, adquirem importância fundamental para a obtenção do efeito estético necessário capaz de prender a atenção e suscitar reflexão do público-espectador.

Ainda no caso do vídeo, a sequencia de falas escolhidas devem ter relevância significativa, evitando-se redundâncias que prejudiquem a fluidez e desenvolvimento do filme.

 

O projeto CineTrabalho utiliza em sua dinâmica de reflexão critica a metodologia do Projeto Tela Crítica. Por isso ele compõem-se de 3 etapas:

 

1. Pesquisa, Roteiro e Planejamento

 

A produção do vídeo e da imagem fotográfica implica a pesquisa sobre o objeto temático escolhido, mapeamento da matéria a ser registrada em vídeo/imagem com elaboração do roteiro e o planejamento das filmagens e das tomadas fotográficas (estratégia e logística de acesso/entrevista e registro audiovisual).

 

2. Produção e Pós-Produção (Filmagem, Edição/Montagem)

 

2.1 Filmagem

 

A produção do vídeo propriamente dito com o registro audiovisual e fotografia levando-se em consideração aspectos técnico-formais, principalmente qualidade do som, iluminação e fotografia. No caso do vídeo, a condução da entrevista deve ser firme e segura, com o entrevistador deixando o depoente a vontade para expressar sua fala. É importante preservar a fala livre do depoente. O entrevistador deve intervir para suscitar questões que possam esclarecer e explicitar problemas que contribuam para o enriquecimento do material a ser registrado. É imprescindível conquistar a confiança do depoente e da pessoa a ser fotografada, procurando contrabalançar, com cautela e tato, o efeito de intimidação que o ato de filmar, com seu aparato de equipamentos, provoca nos depoentes. A pessoa que filma e registra em fotografia deve ter uma relação humana - de diálogo e empatia - com a pessoa que permite o registro audiovisual ou fotográfico. Deve-se conseguir previamente  a autorização – tácita ou formal - dos depoentes para a utilização de suas imagens nos termos do projeto CineTrabalho. No caso dos vídeos, é importante utilizar sempre que possível tripé nas filmagens para evitar trepidação nas imagens e microfone sem fio capaz de registrar com ótima qualidade a fala dos depoentes.

 

2.2 Edição e Montagem - no caso dos vídeos.

 

A coleta de material audiovisual ultrapassa, muitas vezes, 1 hora de filmagem. É o processo de edição e montagem que transforma o material bruto (as cenas e tomadas registradas em vídeo) no filme propriamente dito com trilha musical e efeitos de transição. A edição e montagem é a parte mais importante da produção do vídeo, por isso a função de direção é atribuída àquele(s) que executa(m) a edição e montagem do filme. O processo de edição é um processo de escolhas capazes de dar inteligibilidade e fluidez à narrativa fílmica. Exige imaginação critica e capacidade de síntese. Como efeito de transição, prioriza-se o fade in/fade out, principalmente na fluidez das falaas dos depoentes. Como trilha musical, prioriza-se no corpo da narrativa filmica, musica instrumental (com as devidas exceções). Deve-se ser sóbrio nos efeitos de edição em geral, priorizando a fluidez do conteúdo. Apesar da edição e montagem seguir um planejamento e roteiro , muitas vezes, o diretor improvisa, enriquecendo o filme com cenas e tomadas inesperadas, mas ricas em significações. Edição e montagem não é apenas um processo técnico, mas também um processo de criação artística.

 

3. Pós-produção e Reflexão Crítica

 

 

Após a produção do filme de vídeo e a produção do albúm de fotografias, cria-se a capa do DVD a ser utilizada na divulgação pública.  No processo de reflexão critica utiliza-se uma versão sintética da metodologia do Projeto Critica.

 

No caso do vídeo, a peça audiovisual utilizada no Projeto CineTrabalho não é um filme de cinema, mas um filme de vídeo de curta e média duração. O que significa que pode propiciar mais tempo para a dinâmica de análise critica da narrativa fílmica. No caso, a análise critica do vídeo significa efetuar a análise de conteúdo das falas e a análise das imagens produzidas, vinculando-as com problemáticas do mundo do trabalho. O exercício da análise crítica é um exercício categorial, isto é, ele visa analisar as falas e imagens por meio de conceitos e categorias teóricas capazes de projetar – falas e imagens – para além da singularidade explicitada.

 

A dinâmica de análise critica implica (1) exibição do vídeo; (2) participação do público individual ou em grupo dissecando, de forma esparsa, significações apreendidas das falas e imagens (o professor apenas organiza as impressões imediatas do público-espectador) e (3) nova exibição do vídeo com pausas conduzidas pelo professor em momentos das falas e cenas que têm um valor significativo para o processo de reflexão/interpretação critica do vídeo. O professor organiza conceitual e teoricamente a problemática contida no vídeo, inclusive indo além dele no processo de reflexão crítica.

O patrono do Projeto Cinetrabalho é o cineasta Eduardo Coutinho.

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