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Curso "Fotografia e Crítica Social II" 
Fotografia brasileira de compromisso social

Nesta Segunda Edição do Curso “Fotografia e Crítica Social” iremos tratar da fotografia brasileira de compromisso social. A Parte 1 do curso realizada em 2023 foi um completo sucesso e por isso, decidimos dar prosseguimento a ele tratando nesta Parte 2, o tema da fotografia brasileira de compromisso social. É um curso inédito, original e único para todos os amantes da fotografia documental.

Grandes nomes da modalidade documental de fotografia se destacaram como tais como, por exemplo, Sebastião Salgado e Miguel Rio Branco. Eles marcaram a história da fotografia com seus trabalhos documentais de cunho social. Temas como: guerras, catástrofes, epidemias, misérias e desigualdade social, através das lentes desses fotógrafos nos ensinaram que além de ver, precisamos aprender a enxergar.

Se a fotografia congela o tempo presente e conta história, no Brasil, fotógrafos como José Roberto Ripper e Nana Moraes, denunciaram as injustiças e mostraram a realidade social por outro olhar. No Brasil, uma das principais correntes da fotografia documental é a denúncia social. É a imagem que leva à crítica, com propósito de intervenção.

 

Nessa perspectiva de trabalho,  o Curso de extensão universitária à distância “Fotografia e Crítica Social 2: Fotografia Brasileira de Compromisso Social”, pretende apresentar Sebastião Salgado, Miguel Rio Branco, José Roberto Ripper e Nana Moraes em seus aspectos históricos, linguísticos e fotográficos, dando conta de servir de introdução ao tema da fotografia de compromisso social no Brasil. Esta nova edição do Curso de Fotografia e Crítica Social reafirma a necessidade da formação e do papel sócio-humanizador da fotografia como meio de dar visibilidade ao mundo do trabalho.

 

Cronograma de Aulas

 

19 de fevereiro de 2024

Aula Inicial – Abertura

Apresentação do Programa e Metodologia de Trabalho

 

26 de fevereiro de 2024 e 4 de março de 2024

Aulas do Módulo 1

Sebastião Salgado: “Outras Américas, Trabalhadores e África”.

- O testemunho fotográfico em preto e branco;

- Entre o espetacular e o testemunhal, entre a consciência crítica e o documento bruto;

- O humanismo e o humanitário;

- A banalização do horror;

- A beleza, o respeito e a dignidade;

- A iconografia religiosa;

- Estética e informação, estética e engajamento, estética e política;

 

11 e 18 de março de 2024

Aulas do Módulo 2

Miguel Rio Branco: “O Maciel e Academia de Boxe Santa Rosa”.

- Fotográfica que não esvazia a subjetividade do fotografado;

- O retrato que preserva o direito político do fotografado de ser um sujeito;

- A cicatriz como metáfora de um sujeito e de uma sociedade;

- Os corpos nus e a pasteurização da linguagem erótica;

- Além do documental: dramaticidade, encenação, cores imperativas e contrastantes e a pele pictórica;

- A sabedoria dos corpos fotografados: a estética do sexo e a escola do corpo;

- A “penteadeira de puta”: a força da fabricação do corpo ambiente e o empoderamento de um grupo social;

- Crítica à exploração da pobreza: a arte e a cultura do outro;

- A política da proximidade: genuína empatia para com os retratados contra os estereótipos e a vitimização;

- O Barroco nas fotografias de Rio Branco: crítica ao superego do Homo Faber;

- O erotismo como lúdico e transgressão do útil.

 

25 de março e 1 de abril de 2024

Aulas do Módulo 3

João Roberto Ripper: “Imagens Humanas”

- A fotografia que quebra os estereótipos da periferia;

- A estética da empatia, da identificação e do bem querer;

- O direito a uma imagem democrática;

- A fotografia engajada.

 

8 e 15 de abril de 2024

Aulas do Módulo 4

Nana Moraes: “Andorinhas”

- O registro do corpo e da alma daquilo que se esconde no lusco fusco;

- A existência muito além da profissão: fixar melhor o olhar sobre o que está apenas de passagem;

- Compreender a vida que inspira além da denúncia e do jornalismo;

- A sensibilidade oriunda do tempo de convivência;

- A expressão além do sentimentalismo e do paternalismo: a delicadeza do olhar;

- A intimidade resultado da confiança mútua entre fotógrafo e fotografado;

- O olhar cúmplice.

 

22 de abril de 2024

Aula do Módulo 5

O Brasil, sua história e sociedade através da fotografia de compromisso social

(com Prof. Dr. Giovanni Alves/UNESP)

 

29 de abril de 2024

Aula de Encerramento: Avaliação Final

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